terça-feira, 20 de setembro de 2011

QUEM MATOU ‘REEVE’? - Por Altair Malacarne.




Os ingleses, escrupulosos como são, sabedores do alto risco do trecho entre ENGANO e VARGEM ALTA, mandaram um tal de Mr. Rose morar em Vargem Alta para fiscalizar a linha, o que ele fazia pessoalmente percorrendo a linha a pé; isto não evitou que o 'NOTURNO' vindo do Rio descarrilhasse na noite de 23.12.1950, entre Ipê-Açu e Engano, matando quase 20 passageiros. O Cel. Carlos Gentilhomem tinha falecido em 1924 em Guiomar, onde está sepultado. QUEM MATOU ‘REEVE’?

A estação de Matilde foi inaugurada em 1902, ponto intermediário da ESTRADA DE FERRO SUL DO ESPÍRITO SANTO, que tinha partido de Vitória no rumo de Cachoeiro de Itapemirim, onde tinha chegado à linha da ESTRADA DE FERRO LEOPOLDINA vindo do Rio de Janeiro; de Cachoeiro tinha partido a construção de linha no rumo de Matilde.
Sem dinheiro para concluir a estrada-de-ferro, o governo do estado vendeu aos ingleses o acervo em 1907; os gringos logo puseram mãos à obra, contratando centenas de braços regionais para trabalharem nas picaretas e galeotas (inclusive meu pai; como engenheiro dirigente das obras veio Charles Bloomer Reeve; os serviços, partindo de Matilde, logo chegaram a Engano (atual Ibitiruí: de Cachoeiro ela subia pela Serra da Concórdia; já havia muitos cortes prontos.
Foi quando Reeve veio de cavalo a Vitória buscar dinheiro pra pagar a turma; na volta, perto de Iriritimirim, o coitado foi abatido a tiros de trabuco; o corpo foi levado para Matilde e ali foi enterrado.
Várias histórias pouco plausíveis circularam e circulam até hoje para explicar e celebrizar o assassinato; entre elas, 1) Foi um assalto de ladrões;  2) ele tinha um porco à meia e se desentendeu com o meeiro na partição da carcaça; 3) foi um herói na emboscada, pois conseguiu jogar a sacola do butim sobre moita fechada, onde foi achada depois por um colono (e parece que ‘foi’ mesmo).
Agora a versão mais aceitável: Em Guiomar, perto de Engano, morava o Coronel Carlos Gentilhomem, de origem espanhola, um valentão que queria que a linha passasse por lá, o que não ia acontecer no projeto de Reeve, pois ficava fora da lógica. Assim, após a morte do indigitado engenheiro, muitos cortes já prontos vindos de Cachoeiro foram abandonados e surgiu o nome Engano para justificar a mudança de traçado, agora subindo para Ipê-Açu no rumo de Guiomar onde encontraria com a que vinha de Cachoeiro. Foi feita a vontade de Carlos Gentilhomem. Em 1910, o presidente Nilo Peçanha veio do Rio a Vitória de trem, passando por GUIOMAR, ENGANO e MATILDE.
Os ingleses, escrupulosos como são, sabedores do alto risco do trecho entre ENGANO e VARGEM ALTA, mandaram um tal de Mr. Rose morar em Vargem Alta para fiscalizar a linha, o que ele fazia pessoalmente percorrendo a linha a pé; isto não evitou que o 'NOTURNO' vindo do Rio descarrilhasse na noite de 23.12.1950, entre Ipê-Açu e Engano, matando quase 20 passageiros. O Cel. Carlos Gentilhomem tinha falecido em 1924 em Guiomar, onde está sepultado.  REEVE  está sepultado em Matilde.

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Altair Malacarne

/16.09.2011

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